Gondomar vai acolher Festival Nacional de Robótica

O Festival Nacional de Robótica vai realizar-se no Pavilhão Multiusos de Gondomar de 26 a 28 de Abril. Cerca de 500 participantes, nacionais e internacionais, vão marcar presença nas competições robóticas. São esperados ainda cerca de cinco mil visitantes para assistir às competições e à mostra de projetos desenvolvidos por vários clubes de robótica a nível nacional.

Promovido pela Sociedade Portuguesa de Robótica (SPR), este evento tem como objetivo a promoção da Ciência e Tecnologia junto dos jovens, professores e investigadores, mas também de todos aqueles que se interessem pela área, através de competições de robôs autónomos. A SPR elegeu o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) como organizadores oficiais do Festival Nacional de Robótica 2019.

É neste Festival que se apuram as equipas portuguesas para o RoboCup, duas competições de robótica, uma mundial e outra europeia, que reúnem as melhores equipas de cada país, e onde Portugal tem apresentado um historial de sucesso.

Existem dois escalões de competição que dão acesso ao apuramento: júnior e sénior. A competição júnior destina-se a alunos de escolas portuguesas e cuja idade não pode ser superior a 19 anos. Estas equipas são obrigadas a terem um mentor, que pode ser um professor, mas que no dia das competições não pode estar junto da equipa. Por sua vez, a competição sénior destina-se, sobretudo, a equipas que pertencem a universidades, politécnicos e institutos de investigação nacionais e internacionais (Alemanha, Holanda, Croácia e Espanha). Na Liga Sénior as equipas podem ter mais do que cinco membros.

São sete tipos de competição que fazem parte da competição sénior – Futebol Robótico Médio, Liga de Simulação 2D, Liga de Simulação 3D, Condução Autónoma, Robot@Factory, Robot@Factory Life e FreeBots. São também sete tipos de competição que fazem parte da competição júnior – Futebol Robótico Júnior, OnStage, Busca e Salvamento Linha, Busca e Salvamento Labirinto, Busca e Salvamento Simulação, FreeBots Júnior e First Challenger.

“Ao mesmo tempo que decorrem as competições, o Festival Nacional de Robótica 2019 contará ainda com uma mostra de projetos desenvolvidos nos vários clubes de robótica das escolas do 1º ciclo até ao ensino secundário. Serão também dinamizadas oficinas de formação na área da robótica e programação para alunos e professores do ensino básico e secundário, sendo também possível para as escolas organizarem visitas de estudo”, explica António Paulo Moreira, coordenador do Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes do INESC TEC e docente da FEUP.

Dois dias antes do Festival, ou seja, de 24 a 26 de abril vai realizar-se a 19ª IEEE – Conferência Internacional de Sistemas Robóticos Autónomos e Competições 2019 (ICARSC 2019), um evento anual que decorre em Portugal e que está sempre associado ao Festival Nacional de Robótica, e onde é a dada a oportunidade a investigadores nacionais e internacionais, na área da Robótica, de apresentarem os seus resultados de investigação mais recentes. A Conferência vai realizar-se no mesmo local do Festival, ou seja, no Pavilhão Multiusos de Gondomar. Estarão presentes importantes nomes na área da Robótica, como Bruno Siciliano da Universidade de Nápoles em Itália.

A entrada no Festival Nacional de Robótica é gratuita.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Brasil: Adélio Amaro distinguido pela Academia Luso-Brasileira de Letras

Brasil: Adélio Amaro distinguido pela Academia Luso-Brasileira de Letras

O escritor leiriense Adélio Amaro foi empossado membro correspondente da Academia Luso-Brasileira de Letras (ALBL), uma entidade com sede no…
Goa: Candidato do Congresso afirma que Constituição indiana foi ‘forçada’ a Goa

Goa: Candidato do Congresso afirma que Constituição indiana foi ‘forçada’ a Goa

As declarações de Viriato Fernandes, candidato do Partido do Congresso, estão a provocar controvérsia nacional depois de ter afirmado que…
Moçambique: Mais de 1500 alunos sem aulas em Cabo Delgado

Moçambique: Mais de 1500 alunos sem aulas em Cabo Delgado

O Diretor da Educação, Juventude e Tecnologia do distrito de Ibo, Magide das Neves, revelou que mais de 1500 alunos…
Beirute relembra Genocídio Arménio

Beirute relembra Genocídio Arménio

Esta terça-feira, milhares de pessoas reuniram-se, em Beirute, para comemorar o 109° aniversário do genocídio Arménio. A maioria dos participantes,…