Deputada socialista recebeu fundos europeus para projetos já concluídos de empresa da família

Notícia avançada esta segunda-feira pelo Público revela que a deputada Hortense Martins, líder do PS no distrito de Castelo Branco e mulher do atual presidente da câmara local, Luís Correia, conseguiu em 2010 um subsídio de 171 mil euros para a construção de um “Centro de Lazer e Turismo Gastronómico” que já estava aberto há dois anos.

Mais tarde, em 2013, a deputada socialista obteve mais 105 mil euros para uma unidade de turismo em espaço rural que também já estava a funcionar quando a candidatura foi aprovada.

O dinheiro foi pago à Investel, uma empresa do pai de Hortense Martins e da qual a deputada era gerente.

Conforme refere o jornal, os regulamentos comunitários dizem expressamente que os subsídios não podem ser aprovados se os projetos já estiverem concluídos aquando da decisão final sobre as candidaturas.

O caso remonta a 2006, quando, segundo o Público, o pai e o tio da deputada do PS decidiram converter o antigo lagar de azeite da Herdade do Regato (adquirida no ano anterior) num restaurante e, ao mesmo tempo, construir um centro de eventos e banquetes na mesma herdade.

Em março de 2007, foi feito o pedido de licenciamento camarário que foi aprovado em julho e, um ano depois, era inaugurado o Centro de Eventos e Banquetes da Herdade do Regato.

Em 2009, a Adraces – associação de desenvolvimento regional – abriu concurso para apoios comunitários oriundos do ProDer e a Investel  concorreu para obter financiamento para o Centro de Eventos e banquetes que foi aprovado em 2010, quando o centro funcionava há dois anos.

Recorde-se que, no passado mês de abril, o Observador noticiou que a Assembleia da República adjudicou a estadia dos deputados da Comissão do Ambiente a um hotel do qual a deputada socialista é proprietária em conjunto com o seu pai.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Ministros dos Negócios Estrangeiros do G7 condenam ataque do Irão a Israel

Ministros dos Negócios Estrangeiros do G7 condenam ataque do Irão a Israel

Os ministros dos Negócios Estrangeiros do G7 reuniram-se na ilha italiana de Capri entre esta quarta-feira e sexta-feira, 17 a…
Angola: PDP-ANA sai da CASA-CE

Angola: PDP-ANA sai da CASA-CE

O Bureau Político do Partido Democrático para o Progresso de Aliança Nacional Angolana (PDP-ANA) anunciou nesta quinta-feira, 18 de abril,…
Cabo Verde: UCID escolhe António Monteiro pela sexta vez para Câmara de São Vicente

Cabo Verde: UCID escolhe António Monteiro pela sexta vez para Câmara de São Vicente

O ex-líder da União Cabo-Verdiana Independente e Democrática (UCID), António Monteiro, vai ser, pela sexta vez, candidato à Câmara de…
Macau: Governo português quer reforçar internacionalização da economia

Macau: Governo português quer reforçar internacionalização da economia

Em declarações à agência Lusa, o ministro da Economia de Portugal, Pedro Reis, destacou que a relação bilateral entre Portugal…