África Subsaariana

Guiné-Conacri: Um morto e dezenas de feridos em manifestação em Nzérékoréna contra o terceiro mandato

Um homem morreu numa manifestação do braço regional da Frente Nacional pela Defesa da Constituição (FNDC), contra um terceiro mandato de Alpha Condé, reprimida pelas forças de segurança, em Nzérékoréna.

As autoridades policiais e comunais deram versões contraditórias das causas da morte de Moussa Conde. As autoridades locais em Nzérékoré, citadas pela imprensa local, relatam que a vítima foi esfaqueada no pescoço no bairro Gonia 3.

No entanto, a polícia, em comunicado oficial, refere que a vítima morreu depois de ser atingida com balas de espingarda durante uma manifestação não autorizada pela autarquia.

“Elementos da Frente Nacional pela Defesa da Constituição tentaram organizar uma marcha proibida na comuna urbana de Nzérékoré. Durante estes actos de vandalismo e flagrantes violações das leis nesta área, os confrontos irromperam entre os cidadãos, obrigando os serviços de segurança a intervir para dispersar os e os outros ”, indica o Mamadou Camara, porta-voz do Ministério da Segurança e Proteção Civil.

“Os confrontos entre os cidadãos foram seguidos de saques por alguns beligerantes. Graças à intervenção dos serviços de segurança, a calma voltou”, informou Camara.

Segundo o médico legista Nzérékoré, citado no comunicado do Ministério da Segurança, “estas manifestações registaram uma morte por espingardas de calibre 12”. Segundo a polícia, a vítima, Mouctar Conde, de 36 anos, era comerciante de profissão.

Segundo fonte médica, registaram-se também “pelo menos 28 feridos, no hospital recebemos 22 feridos e disseram-me que numa clínica particular  foram tratados seis feridos”, declarou.

O debate sobre a reforma constitucional tem sido discutido na Guiné-Conacri. Todo o governo, de acordo com o primeiro-ministro Kassory Fofana, apoiaria uma revisão da constituição.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo