África Subsaariana

Guiné-Conacri: Alpha Condé procura o apoio do rei Mohamed VI para um terceiro mandato

Segundo o jornal Africa Intelligence, o primeiro site profissional sobre a atualidade política e económica de África, “Alpha Condé procurou discretamente o apoio do rei Mohamed VI para concorrer pela terceira vez na eleição presidencial. Esse pedido coloca Rabat em uma situação delicada”.

De acordo com informações da Africa Intelligence, a diplomacia marroquina organizou uma reunião a 27 de maio, exclusivamente sobre o assunto, dizendo que “embora o ministro dos Negócios Estrangeiros do reino, Nasser Bourita, não veja inconveniente numa candidatura de Alpha Condé, aliado de Rabat na sub-região [África Ocidental], Marrocos não gostaria de se manifestar enquanto a França e os Estados Unidos, seus principais aliados nos assuntos saharauis, não se pronunciarem”.

O jornal menciona que nos bastidores, Paris e Washington estão preocupados com os possíveis problemas que poderiam advir de um novo mandato de Alpha Conde, enfatizando que o presidente guineense, envida esforços desde setembro de 2018 para garantir o máximo apoio Internacional.

O artigo especifica que está a ser estudado um novo projeto de Constituição pelo professor de direito público e amigo pessoal de Alpha Condé, Albert Bourgi.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo