África Subsaariana

Gabão: Bekalé apresenta nova equipa governamental composta por 29 membros

48 horas depois de o chefe de Estado gabonês, Ali Bongo Ondimba, ter ordenado a formação de um novo governo reforçado com personalidades competentes e honestas, Julien Nkoghe Bekalé foi apresentou a nova equipa .formada por 29 membros, incluindo o primeiro-ministro, e um ministro de Estado, Edgard Anicet Mboumbou Miyakou, ministro do Interior e da Justiça.

O ex-Ministro do Interior, Lambert Noël Matha, torna-se Ministro da Descentralização.

Alain-Claude Bilie-By-Nze, um dos pilares da vida política gabonesa, torna-se ministro dos Negócios Estrangeiros e é substituído no seu cargo anterior no Ministério do Desporto e Cultura, por Franck Nguema, recrutado em janeiro passado das fileiras da oposição.R

Christiane Ossouka Raponda, também nomeada Ministra da Defesa em janeiro, mantém o seu cargo. Biendi Maganga Moussavou, o filho do vice-presidente demitido na sequência do Kevazingogate, mantém a sua pasta como Ministro da Agricultura.

Mas a nomeação mais notável é provavelmente a de Lee White como Ministro das Florestas, do Mar e do Meio Ambiente. Este grande conservacionista, um cientista treinado com sólida reputação no mundo das ONGs, assumirá suas funções após o escândalo do Kevazingogate que custou os cargos ao Vice-Presidente e ao Ministro da Água e Florestas.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo