França aporta o seu maior porta-helicópteros ao largo da costa do Gabão

O porta-helicópteros francês, Mistral, carro-chefe do exército francês, está ancorado ao largo da costa do Gabão e recebeu na segunda-feira vários funcionários e diplomatas colocados no Gabão.

O Mistral já havia ficado ancorado no Gabão em 10 de novembro de 2015, ele teve vários convidados a bordo, incluindo funcionários do governo, diplomatas e jornalistas gaboneses, incluindo um repórter do Gabonactu.com.

A presença deste navio poderoso que participou nas operações que levaram à eliminação do guia líbio Muammar Gaddafi não acontece por acaso. A França tem grandes interesses na região do Golfo da Guiné. A região é o segundo maior reservatório de petróleo do mundo depois do Médio Oriente.

Rodeado pela costa oeste do Oceano Atlântico, o Golfo da Guiné também é rico em recursos pesqueiros e é uma importante rota marítima.

O Mistral (L9013) é um edifício de projeção e comando (BPC) da Marinha. É o maior edifício em tonelagem após o porta-aviões nuclear Charles-de-Gaulle, excede a altura de um metro no convés de voo. Movendo 21.300 toneladas em plena carga, tem um comprimento de 199 metros e uma largura de 32 metros.

O Mistral pode transportar 15 a 20 helicópteros, uma centena de veículos blindados ou um esquadrão de 13 tanques pesados e entre 450 e 650 tropas, 180 tripulantes, graças às suas capacidades anfíbias, o Mistral pode participar na execução de uma operação de do mar ou transporte e desembarque de um esquadrão de veículos e homens.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Rússia considera ilegais novas sanções dos EUA e Reino Unido

Rússia considera ilegais novas sanções dos EUA e Reino Unido

O Kremlin considera “completamente ilegais” as novas sanções impostas pelos Estados Unidos da América (EUA) e pelo Reino Unido à…
Angola: UNITA diz que manifestações de rua vão regressar

Angola: UNITA diz que manifestações de rua vão regressar

O deputado Nelito Ekuikui, líder da JURA (braço juvenil da UNITA), considera que o  partido deve liderar novas manifestações de…
Moçambique: José Manteigas diz que Venâncio Mondlane não foi excluído do conselho nacional da Renamo

Moçambique: José Manteigas diz que Venâncio Mondlane não foi excluído do conselho nacional da Renamo

O porta-voz da Renamo, José Manteigas, esclareceu, este domingo, que o deputado Venâncio Mondlane não foi afastado do partido, apenas…
Moçambique: Momade chama "Judas" a Mondlane

Moçambique: Momade chama "Judas" a Mondlane

O líder da Renamo, Ossufo Momade, afirmou que foi um “membro Judas” que se queixou aos tribunais e à comunicação…