STP: Pachire quer devolver a dignidade às Forças Armadas

Idalécio Pachire já assumiu as suas funções, como novo Chefe de Estado Maior das Forças Armadas, depois de ter sido empossado esta segunda – feira pelo presidente da República Evaristo Carvalho.

Antes de jurar cumprir as leis da República, o coronel do exército foi promovido pelo Chefe de Estado à patente de brigadeiro. Ele substitui Horácio Sousa, cujo mandato expirou há um ano.

Pachire regressa ao comando das FASTP, após ter sido de 2003 a 2011, comandante das Forças Armadas. Naquele período, não havia no ordenamento militar santomense o cargo de Chefe de Estado-maior, que entrou em vigor a partir de 2012.

«É uma responsabilidade muito grande, mas conto com a colaboração da minha equipa de trabalho, e os militares em geral, para que a nação santomense possa estar em paz», declarou.

Devolver a dignidade à instituição militar é uma prioridade do novo Chefe de Estado-maior. «Vamos tudo fazer para que as forças armadas possam estar no seu lugar digno», sublinhou.

Por outro lado, o seu antecessor afirmou que deixa o cargo com a sensação de “dever cumprido”. O brigadeiro Horário Sousa deu como exemplos a operação de segurança desencadeada pelas Forças Armadas no período das eleições legislativas e autárquicas realizadas em outubro último no País, bem como o consenso encontrado quanto ao ajuste salarial no seio das chefias militares.

O ministro da Defesa e Ordem Interna, Óscar Sousa, tinha dito no parlamento que não havia condições para satisfazer o compromisso assumido pelo executivo de Patrice Trovoada, o que provocou algum mal-estar no quartel.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Venezuela: As inscrições para as eleições presidenciais venezuelanas encerraram

Venezuela: As inscrições para as eleições presidenciais venezuelanas encerraram

Doze candidatos, todos homens, foram admitidos pelo Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela, para as eleições a realizar no dia 28…
Cabo Verde tem novo Embaixador em Itália

Cabo Verde tem novo Embaixador em Itália

Cabo Verde terá Estevão Tavares Vaz como novo embaixador em Itália. O diplomata afirmou no seu discurso que, apesar de…
Moçambique: Cabo Delgado registou mais de oito mil casos de tuberculose durante o ano 2023

Moçambique: Cabo Delgado registou mais de oito mil casos de tuberculose durante o ano 2023

A Província de Cabo Delgado registou um aumento de casos de tuberculose durante o ano de 2023. No total foram…
Angola: Candidato à presidência do PRS quer anulação de Congresso

Angola: Candidato à presidência do PRS quer anulação de Congresso

O secretário nacional da Juventude do Partido de Renovação Social (JPRS), Gaspar Fernandes, candidato afastado da corrida à liderança da…