São Tomé e Príncipe

São Tomé vai ter um Centro Comum de Vistos para o Espaço Schengen

Luís Gaspar da Silva, embaixador português em São Tomé e Príncipe, anunciou que, no próximo ano, há intenção de estabelecer no arquipélgo um Centro Comum de Vistos para o Espaço Schengen.

De acordo com o embaixador, a iniciativa visa melhorar significativamente a capacidade de resposta aos pedidos de visto que, nos últimos 3 anos, mais do que duplicaram, principalmente no que respeita a vistos de estudo e a vistos por razões de saúde.

As declarações do diplomata português surgiram no âmbito da cerimónia comemorativa do 10 de Junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesa, na qual estiveram presentes membros do governo santomense, altas individualidades do país, corpo diplomático e comunidade portuguesa.

Tendo-se referido ao empenho de Portugal para implementação de uma proposta conjunta para mobilidade no espaço da CPLP, Luís Gaspar da Silva, sublinhou que “sabemos que um acordo desta natureza não vai vigorar já amanhã e a insatisfação do santomense comum na obtenção de visto para se deslocar a Portugal vai perdurar mais algum tempo”.

Ainda a este respeito, o diplomata adiantou que “a Secção Consular da Embaixada de Portugal continuará a envidar todos os esforços para dar a resposta mais célere possível aos requerentes de visto”, lembrando que Portugal continua “a trabalhar com vigor e empenho no reforço da Mobilidade” e avançando que já foi “apresentada uma proposta conjunta com Cabo Verde  que veio relançar o assunto no seio da CPLP”.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo