São Tomé e Príncipe

BAD disponibilizou 3,5 milhões de dólares a São Tomé e Príncipe

© Pxhere

O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) decidiu disponibilizar um donativo financeiro de 3,5 milhões de dólares a São Tomé e Príncipe, no âmbito de um acordo assinado em Malabo, capital da Guiné-Equatorial. O documento foi rubricado pelo ministro são-tomense do Planeamento, Finanças e Economia Azul, Osvaldo Vaz, e por um representante desta instituição financeira.

Segundo uma fonte governamental a partir de Malabo, o donativo financeiro do BAD tem como objetivo sustentar o projeto da atividade de reforço, a resiliência e a capacidade de adaptação às mudanças climáticas nos setores da Agricultura e Pesca no país africano, tendo em conta o projeto de reabilitação das infraestruturas de apoio à segurança alimentar, PRIASA II.

Iniciado em 2011, o PRIASA II é um projeto de continuidade aos investimentos na promoção da segurança alimentar e redução da pobreza rural, tendo como meta principal o melhoramento da qualidade e a disponibilidade de produtos agrícolas e pesqueiros no mercado são-tomense, através do reforço de capacidade institucional e da modernização das infraestruturas agrícolas e pesqueiras.

O projeto tem investido na reabilitação de infraestruturas agrícolas (pistas rurais, sistemas de irrigação, mercados) e no reforço da capacidade institucional dos atores envolvidos na produção, de forma a favorecer o aumento da produção agrícola e a melhorar as condições de habitação, nutrição, organização das comunidades e o acesso ao mercado das populações rurais.

No domínio das pescas, os recursos têm sido canalizados para a modernização dos pontos de desembarque de pesca artesanal (São Paulo, Neves, Santo António de Príncipe, Santana), construção de mercados para comércio de pescado, reabilitação de laboratório de controlo de qualidade do pescado, promoção da segurança no mar e a profissionalização das associações de pescadores e vendedores de peixe.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo