Moçambique

Moçambique: Nyusi pede a Renamo para não desistir do alcance da paz efetiva

Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, com o líder da Renamo, Ossufo Momade

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, apelou à Renamo para que não mude de ideias sobre o desfecho do pacote de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR) dos seus homens armados para o alcance da paz efetiva no país. O pedido foi feito durante um comício orientado pelo governante no bairro do Bagamoio, em Maputo.

“Esperamos que não mudem de ideia porque o povo moçambicano não tem outra alternativa se não a paz para poder produzir. Nós queremos continuar a ser um país tranquilo, harmonioso onde todos convivemos e todos trabalhamos para o povo. E os irmãos da Renamo que estão lá no mato, das poucas vezes que fui e tive interação… que o Dhlakama me deixou falar com eles, ficou claro que estão na expetativa para voltar a fazer a vida normal”, declarou.

O Chefe de Estado assegurou que não irá descansar enquanto o processo de pacificação não for concluído.

Nyusi aproveitou também a ocasião para assegurar à população local que iriam ser encontradas soluções para os problemas do abastecimento de água e de energia, e chamou os responsáveis de cada setor para responderem às preocupações dos cidadãos. O desenvolvimento foi o principal pedido feito pelo povo, que quer água, energia e segurança pública.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo