Angola

Angola sobe seis lugares no Índice Global da Paz

Luanda

Angola ocupa o 77.º lugar de país mais pacífico do mundo no relatório do Índice Global da Paz 2019, que inclui uma escala de 164 países. O país subiu assim seis lugares, após ter ocupado a 83.ª posição em 2018.

O referido índice é realizado pelo Instituto de Economia e Paz, sediado em Sidney, que classifica os países (99,7% da população mundial) de acordo com 23 indicadores qualitativos e quantitativos.

Ainda segundo o 13.º relatório anual do Índice Global de Paz, a Europa continua a ser a região mais pacífica do mundo, registando uma ligeira melhoria, e a do Médio Oriente e Norte de África são novamente as menos pacíficas.

No total, 22 dos 36 países europeus registaram melhorias face ao ano anterior. A Islândia continua a ser o país mais pacífico do mundo, uma posição que ocupa desde 2008, e o Afeganistão é agora o menos pacífico, substituindo a Síria. Já o Iémen entrou pela primeira vez no grupo dos cinco Estados menos pacíficos, que, além da Síria e do Afeganistão, inclui o Iraque e o Sudão do Sul.

Portugal ocupa a terceira posição, seguindo-se a Áustria, Dinamarca e Canadá. A Alemanha surge em 22.º lugar e a Espanha em 32.º. Por sua vez, o Butão registou a maior melhoria de qualquer país no top 20, subindo 43 lugares nos últimos 12 anos.

O Instituto registou igualmente que o nível médio de paz global melhorou ligeiramente, pela primeira vez em cinco anos, tendo os conflitos e crises que surgiram na década passada começado a diminuir. No entanto, novas tensões surgiram dentro e entre as nações.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo