Angola: Arquivos secretos revelam suposto envolvimento da UNITA no assassinato de Olof Palme

O escritor sueco Jan Stocklassa, autor de um livro sobre o assassinato do antigo primeiro-ministro da Suécia, Olof Palme, declarou em entrevista que este crime pode ser resolvido “em breve” e que tem uma forte suspeita sobre a identidade do assassino, apesar de caber à polícia “apresentar as provas”.

A obra “Stieg Larsson – Os arquivos secretos e a sua alucinante caça ao assassino de Olof Palme” chegou às livrarias portuguesas esta terça-feira, 04 de junho, e fala sobre o ex-primeiro-ministro que foi assassinado a tiro em Estocolmo na noite de 28 de fevereiro de 1986 por um desconhecido, permanecendo o crime sem resolução e a ser, até hoje, investigado pelas autoridades suecas.

Os mencionados arquivos secretos implicam alegadamente o envolvimento da UNITA neste acontecimento. O autor traça igualmente o perfil do jornalista Stieg Larsson, como ilustrador na agência de notícias sueca TT e depois como fundador do jornal onde denunciava e investigava as actividades dos movimentos de extrema-direita dos países nórdicos, referindo as relações do partido angolano, sobretudo com Anderss Larsson, figura central na “teia formada pela extrema-direita sueca”.

“UNITA: Movimento de guerrilha angolano apoiado pelos Estados Unidos, tem um gabinete em Estocolmo e ligações à CIA [Agência Central de Inteligência, na sigla inglesa]. O seu representante, Luís Antunes, surge em várias das organizações anteriormente citadas. Anders Larsson procurou aí uma posição depois de ter abandonado o Comité do Báltico”, refere a longa lista elaborada por Stieg Larsson sobre organizações e individualidades com ligações à extrema-direita.

Entretanto, o maior partido da oposição em Angola reagiu a estas possíveis acusações. O porta-voz da UNITA, Alcides Sakala, considerou que a informação passada no livro em questão é uma “autêntica cabala”.

O político adiantou ainda que o que se pretende com este livro é desviar a atenção do programa das exéquias do fundador desta formação política, Jonas Savimbi. “A notícia não tem fundamento nenhum e é uma tentativa de querer desviar a atenção do programa das exéquias do Dr. Jonas Savimbi”, acrescentou.

“Vamos ler o livro e ver o que diz essa história”, sublinhou, realçando que “é uma cabala que pretendem fazer com a UNITA”.

De acordo com a teoria exposta por Stocklassa, Olof Palme preparava-se para travar o negócio de armamento entre a África do Sul e o Irão e que envolvia empresários suecos. “A teoria determina o grupo de planeamento, comando operacional e o grupo de assistência operacional, em que se enquadra Luís Antunes, representante na Suécia da guerrilha angolana UNITA, contacto de Anders Larsson”, escreve Stocklassa.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Moçambique: Nova estrada e ponte na zona de naufrágio que matou 98 pessoas

Moçambique: Nova estrada e ponte na zona de naufrágio que matou 98 pessoas

Onze dias depois do trágico naufrágio que matou 98 pessoas no posto administrativo de Lunga, na província de Nampula, o…
FMI elogia desempenho económico de Moçambique

FMI elogia desempenho económico de Moçambique

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, partilhou que Moçambique está a fortalecer as suas instituições e que…
FMI avisa que Ucrânia necessita de 42 mil milhões de euros

FMI avisa que Ucrânia necessita de 42 mil milhões de euros

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, declarou que a Ucrânia vai necessitar de um apoio orçamental de…
António Guterres lamenta impacto "limitado e às vezes nulo" de promessas de Israel

António Guterres lamenta impacto "limitado e às vezes nulo" de promessas de Israel

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, considera “limitado e às vezes nulo” o impacto dos compromissos assumidos…